sábado, 18 de setembro de 2010

João Pessoa - PARAÍBA

Praia de Cabo Branco, João Pessoa (PB)






Farol de Cabo Branco - localiza-se sobre a falésia do Cabo Branco, bairro do mesmo nome, em João Pessoa.Torre triangular em concreto, com três projeções pontiagudas em forma de asa a 3,5 m do chão.

O projeto do monumento é de Pedro Abraão Dieb, professor aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi inaugurado em abril de 1972, governo de Emílio Médici.

O Farol do Cabo Branco tem uma forma triangular única no país. Os seus projetistas tiveram a intenção de representar uma planta de sisal, ao desenhar o farol. O sisal representou um dos ciclos econômicos mais duradouros e lucrativos no estado da Paraíba.





Ponta do Seixas - A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil e da América continental, localiza-se na Parte Leste da cidade de João Pessoa. O lugar aonde o sol nasce primeiro nas Américas.




Papai em pose constrangedora



Estação Cabo Branco - O complexo arquitetônico foi projetado por Oscar Niemeyer e sua equipe de auxiliares formada pelos arquitetos Cydno Silveira e Luiz Marçal. Em pleno funcionamento o complexo arquitetônico foi inaugurado no dia 3 julho de 2008 e está localizado na Avenida João Cirillo Silva, Altiplano Cabo Branco próxima a Zona Especial de Preservação, conhecido por Parque do Cabo Branco, uma das regiões mais privilegiadas da Capital e patrimônio geográfico, histórico e cultural da cidade. O complexo possui ao todo 8.571 metros quadrados de área construída.






Nenhum comentário:

Postar um comentário