segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio de Janeiro (RJ), Brasil - Bairro de Botafogo

Botafogo é um bairro nobre da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Com cerca de 80 000 habitantes, o bairro é conhecido por abrigar um dos principais cartões-postais do país: a Enseada de Botafogo, com os morros do Pão de Açúcar e da Urca ao fundo. Apresenta cinemas, teatros, shoppings centers, boates, casas de show, museus, centros empresariais, consulados, clínicas e hospitais e algumas mansões preservadas do fim do século XIX e do início do século XX.


Nascer do sol na Praia de Botafogo

Praia de Botafogo (Vista do terraço do Botafogo Praia Shopping)

É também o bairro onde se localiza a sede de um dos principais clubes de futebol do Brasil, o Botafogo de Futebol e Regatas, na Rua General Severiano. 

O bairro também abriga a escola de samba São Clemente. É conhecido no Rio de Janeiro como o bairro das escolas e o bairro das clínicas, devido à grande presença desses estabelecimentos na região, ou ainda, por moradores de outros bairros, como bairro de assagem, por se localizar entre o Centro e o resto da Zona Sul da cidade.

Vista do Bairro de Botafogo, de cima do morro da Urca


 Consulados presentes no Bairro:
Botafogo, atualmente, é um dos mais importantes centros de serviços da Zona Sul, principalmente para os bairros vizinhos deHumaitá e Urca, de padrão mais residencial. Na Rua Voluntários da Pátria e nas suas imediações, está o principal centro comercial da região, com inúmeras lojas, agências bancárias, edifícios comerciais e sedes/escritórios de grandes empresas, como Furnas, NET, Prudential e Claro. Outras empresas estão instaladas nos centros empresariais da Praia de Botafogo e na Torre Rio Sul, como Coca-Cola, Intelig, PSA Peugeot Citröen, Odebrecht, Andrade Gutierrez e IBM. A Band Rio tem sua sede na Rua Álvaro Ramos e a telefônica Oi na Rua General Polidoro.
O quadrilátero entre as ruas São Clemente, Voluntários da Pátria, Sorocaba e Guilhermina Guinle e a área ao redor das ruas Eduardo Guinle, Barão de Lucena, Assunção e Marquês de Olinda formam a área mais nobre e valorizada do bairro, muito arborizada e de perfil mais residencial, com bons serviços e imóveis de alto padrão. Na Rua Sorocaba, foi instalada, há cerca de um ano, a primeira tevê aberta de esportes do Brasil, a TV Esporte Interativo.
A região tem sido palco de inúmeros lançamentos imobiliários nos últimos anos. Nesse processo de modernização do bairro de Botafogo, sobressai-se o entorno da Rua da Passagem.
Possui três shopping centers : Shopping Rio Sul, Botafogo Praia Shopping e Rio Plaza Shopping.

(fonte do texto: Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário