quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rio de Janeiro (RJ), Brasil - Cosme Velho

O Largo do Boticário é um famoso largo localizado no bairro do Cosme Velho da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. O acesso se dá por um estreito beco - o Beco do Boticário - que passa sobre uma pequena ponte sobre o rio Carioca. O espaço caracteriza-se por sua exuberante vegetação de Mata Atlântica e pelos casarões em estilo neocolonial.
O nome do beco e largo é derivado de Joaquim Luís da Silva Souto, boticário que tinha seu estabelecimento na antiga rua Direita, atualmente rua Primeiro de Março, no centro do Rio. Pode ser considerada a primeira fármacia do Brasil. O boticário, muito bem sucedido e que tinha entre seus clientes a família real, comprou terrenos na zona do Cosme Velho e mudou-se por volta de 1831 ao largo. Em 1846 ali viveu o marechal Joaquim Alberto de Souza Silveira, frequentador da corte e padrinho de nascimento de Machado de Assis.

(fonte: Wikipedia)

 Largo do Boticário
 

A história do Hotel das Paineiras começa quando Pedro II concede para dois engenheiros uma área para exploração e construção de uma estrada de ferro. Essa área, chamada de Paineiras, se localiza entre a Rua do Cosme Velho e o Alto do Corcovado. Dentre as concessões, constava a construção de um hotel restaurante. Dá-se então a inauguração do Hotel das Paineiras, juntamente com a da Estrada de Ferro do Corcovado, no dia 9 de outubro de 1884. O Imperador Pedro II e convidados foram recebidos com um luxuoso cofee da famosa confeitaria carioca Casa Paschoal. Coisa Fina.

O requinte arquitetônico estava presente em cada detalhe, não só ornamental como também de projeto. A parte superior do hotel ficava ao nível da estrada das paineiras. uma mini estação/plataforma de ladrilho hidráulico e colunas e estrutura toda em ferro, característico da arquitetura eclética do início do século 20.O Hotel das Paineiras teve seus dias de glória e contou com presenças ilustres em seus quartos: os presidentes Washington Luís, Getúlio Vargas e Café Filho; Sarah Bernhardt; ele também serviu de  concentração para a Seleção Brasileira de Futebol e para as equipes do Botafogo, Vasco e Fluminense nos áureos tempos. De volta à União desde 1970, o Hotel das Paineiras passou a fazer parte do patrimônio do Ministério da Fazenda, por um período que durou até 1982, depois disso ele foi arrendado por um grupo hoteleiro, o qual realizava seminários, cursos, reuniões, congressos e outros eventos em suas dependências. Em 1984 o Hotel foi arrendado pela Associação Educacional Veiga de Almeida, que até realizou algumas ações emergênciais, mas ele permanece fechado até hoje.

Antigo Hotel das Paineiras
 

Um comentário:

  1. Uma pena acabar assim um edifício histórico. Diz que vão revitalizar, mas com ares modernos. Poderíam seguir as linhas históricas.

    ResponderExcluir