segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio de Janeiro (RJ), Brasil - Pão de Açúcar e Praia Vermelha (Urca)

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Pão de Açúcar, sendo uma das atrações turísticas da capital fluminense, inaugurado em 1912 e desde então já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, mantendo uma média atual 2.500 por dia.





Baía de Guanabara vista do Morro da Urca

Aeroporto Santos Dumont e ao fundo a Ponte Rio-Niterói

Praia de Copacabana (vista do Pão e Açúcar)

Vista do Bondinho do Pão de Açúcar

Bairro da Urca

A praia Vermelha localiza-se no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
A praia, de pequenas dimensões, é muito apreciada pela paisagem envolvente, entre o morro da Urca e o morro da Babilônia.
Primitivamente ocupada pelo hoje desaparecido forte da Praia Vermelha, atualmente abriga dois campus universitários: um da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), outro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Militar de Engenharia (IME), a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e a Escola de Guerra Naval (EGN).
Em suas areias, podem ser vistos cristais de granada tanto vermelha quanto rosa, mas não é esta a razão do seu nome; ela é assim chamada porque a areia fica avermelhada quando o Sol se põe.


 A Pista Cláudio Coutinho, também conhecida como Caminho do Bem-te-Vi e Estrada do Costão, localiza-se na Praia Vermelha, no bairro da Urca, na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil. O seu nome é uma homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol.Integra o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, criado pelo Decreto Municipal nº 26.578 de 1 de junho de 2006.
Inaugurada pelo Exército Brasileiro no final da década de 1980, tem a extensão de 1,25 quilômetros, com marcação de distância a cada 50 metros. Circunda o morro da Urca, com acesso a partir da praia Vermelha. Através algumas trilhas a partir dela é possível ter acesso ao morro do Pão de Açúcar.
Em área militar, é utilizada principalmente por desportistas, corredores e também por turistas. Também é utilizado para a pesca, nas pedras que descem em direção ao mar. É proibida a sua utilização como ciclovia, assim como a entrada de animais domésticos. As crianças só podem entrar acompanhadas por adultos.
A fauna e a flora no local são ricas, com espécies nativas e exóticas. Diversos exemplares de pau-brasil foram plantados no local pelos militares.



(fonte do texto: Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário